quarta-feira, 28 de março de 2012

Curso de formação de agentes de comercialização, voltado para a operação da Rede Brasil Rural (RBR)

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), dá início, na próxima segunda-feira (26), às inscrições para o curso de formação de agentes de comercialização, voltado para a operação da Rede Brasil Rural (RBR). Serão abertas 300 vagas para técnicos integrantes de alguma base de serviços contratada pelo MDA para a prestação de serviços  a cooperativas e empreendimentos da agricultura familiar voltadas para atividades econômicas.
 As inscrições poderão ser feitas de 26 de março a 5 de abril por meio do site da Rede Brasil Rural. Poderão participar técnicos de todos os estados brasileiros. Os técnicos cadastrados receberão, na última semana de abril, um comunicado informando se sua inscrição foi efetuada.

De acordo com o assessor especial do MDA, César Oliveira, o objetivo do curso é capacitar os técnicos que atuam com as bases de serviços para que possam melhor assessorar os empreendimentos na utilização da ferramenta da Rede Brasil Rural. “O curso vai proporcionar uma melhor forma de comercialização e melhores oportunidades. Vai fortalecer o processo de organização dos empreendimentos da agricultura familiar para acesso ao mercado, pois os técnicos serão melhor capacitados para isso”, explica.

O curso será dividido em duas etapas, uma presencial e outra a distância. As aulas presenciais serão realizadas em Brasília (para os técnicos das regiões Norte e Centro-Oeste), Porto Alegre (Sul), Belo Horizonte (Sudeste) e em Recife (técnicos da região Nordeste). Terão duração de três dias e início em maio, sendo datas diferentes para cada região.

As aulas a distância serão feitas via internet, por meio de uma plataforma desenvolvida especialmente para a SDT. Elas estão divididas em sete módulos, que serão realizados um por mês com carga de 40 horas, totalizando 264 horas ao final do curso.

Rede Brasil Rural

A Rede Brasil Rural foi criada para aproximar os produtores dos fornecedores e consumidores finais. Seus objetivos são organizar e fortalecer a cadeia produtiva da agricultura familiar, beneficiando seus participantes. O site exige o cadastramento de cooperativas de agricultores familiares que poderão comprar, juntos, insumos como sementes, máquinas e equipamentos.  A meta do MDA para o primeiro semestre de 2012 é capacitar e cadastrar 1,6 mil entidades, beneficiando mais de 200 mil agricultores em todo o país.

O objetivo da Rede Brasil Rural é reduzir o preço do produto para o consumidor final e aumentar a renda dos agricultores por meio de ganhos de eficiência em cada etapa da cadeia produtiva, preservando a identidade da agricultura familiar. O projeto também conta com apoio do BNDES como agente financiador e a parceria dos Correios, que cuida de toda a logística de entrega de produtos, tanto para os agricultores quanto para os clientes.
 
Aulas presenciais:

Brasília: 8 a 10 de maio

Porto Alegre: 15 a17 de maio

Belo Horizonte: 22 a 24 de maio

Recife: 29 a 31 de maio


Módulos - Aulas a distância / mês:

Desenvolvimento Territorial / Maio

Cooperativismo e Associativismo / Junho

Políticas de Apoio à Comercialização / Julho

Legislação para Agroindústria / Agosto

Metodologia para Implantação de Agroindústria / Setembro

Sistema de Inspeção Municipal (Sim) / Sistema Unificado de Atenção à Saúde Agropecuária (Suasa) / Outubro

Pesquisa de Mercado / Novembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário