Fonte: Rede Vida
Junto à apresentação da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Curitiba, realizado na Quarta-feira de Cinzas (22), foi lançado na Santa Casa de Misericórdia o Edital de 2012 do Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), que vai financiar projetos relacionados ao tema da CF 2012: “Fraternidade e Saúde Pública”.
O edital e o modelo para elaboração de projetos estão disponíveis nos site da Ação Social do Paraná (www.aspr.org.br) e da Arquidiocese de Curitiba (www.arquidiocesedecuritiba.org.br). A seleção de projetos será feita em duas etapas: primeiro para as inscrições entregues até o dia 15 de maio e depois para as entregues até o dia 15 de agosto.
Podem ser inscritos projetos de caráter coletivo realizados por grupos organizados (institucionalizados), associações, comunidades, paróquias, pastorais arquidiocesanas, organizações sociais, movimentos populares, fóruns, redes e entidades que pertençam à Rede Arquidiocesana de Curitiba (rede de serviços articulados e referenciados nas paróquias da Arquidiocese, que compreende os municípios de Curitiba, Pinhais, Colombo, Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Campo Magro, Campo Largo, Balsa Nova, Porto Amazonas e Palmeira).
Além de estar de acordo com a temática da CF 2012, os projetos inscritos devem se adecuar em ao menos um dos quatro eixos norteadores descritos no edital: Organização e formação; Direitos e Políticas Públicas; Desenvolvimento Sustentável e Vida Saudável e Objetivos do Milênio. Serão destinados até 10 mil aos projetos selecionados, conforme especificado na ficha de inscrição.
A seleção de projetos ocorrerá por meio de análise técnica da equipe da Ação Social do Paraná - representante oficial da Cáritas na Arquidiocese -, seguido da decisão do Conselho Gestor do FDS, que fará duas reuniões durante o ano para este fim. Quem já teve um projeto selecionado nas edições anteriores do FDS pode participar novamente desta edição.
Sobre o FDS
O Fundo Diocesano de Solidariedade é o gesto concreto da Campanha da Fraternidade. Seus recursos são formados por 60% da Coleta da Solidariedade, realizada em todas as comunidades da Arquidiocese no Domingo de Ramos e por doações eventuais dos fiéis. O restante da arrecadação (40%) é encaminhado ao Fundo Nacional de Solidariedade, que conta com o mesmo propósito de apoio aos projetos pastorais e sociais, mas em âmbito nacional.
Mais do que um fundo financiador de projetos, o FDS leva o rosto da Igreja aos necessitados e viabiliza ações concretas em prol da preservação da vida.
Na Arquidiocese de Curitiba, o FDS foi criado em 2008, quando foi instituído o conselho gestor que analisa as propostas inscritas. O conselho é presidido pelo arcebispo metropolitano, Dom Moacyr José Vitti, e coordenado pelo Padre José Aparecido Pinto, da Ação Social do Paraná. Desde sua criação, mais de cinquenta projetos foram viabilizados pelo fundo.
Capacitações aos inscritos
As entidades interessadas em inscrever suas propostas no edital do FDS podem participar das capacitações oferecidas pela Ação Social do Paraná. Serão abertas duas turmas e a participação é facultativa e gratuita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário