quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Governo Federal leva internet a Casas Familiares Rurais na Região Sul


Fonte: Conselho Gestor do Território Centro-Sul do Paraná
Garantir a conexão na zona rural é uma prioridade do Ministério das Comunicações

Brasília, 15/02/2012 -


O Ministério das Comunicações conectou na última semana, por meio do programa GESAC, oito Casas Familiares Rurais na Região Sul que ainda não contavam com acesso à internet, localizadas nos municípios de Ortigueira (PR), Iretama (PR), Grandes Rios (PR), Nova Laranjeiras(PR), Porto Barreiro (PR), São José do Cerrito (SC), Xaxim (SC) e Barão do Cotegipe (RS). Juntas, essas instituições beneficiam 557 famílias de pequenos agricultores. Segundo o assessor da Secretaria de Inclusão Digital do MiniCom, Cristiano de Oliveira Passos, a iniciativa de conectar as Casas surgiu a partir de uma demanda da própria Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil, que procurou o ministério no segundo semestre de 2011 e relatou que de suas 72 instituições, essas oito ainda não possuíam acesso à rede, o que dificultava a formação dos jovens nessas localidades.

A Casa Familiar é um espaço destinado a formação técnica, humana e gerencial de jovens do meio rural e pesqueiro, permitindo que eles se qualifiquem e possam adaptar-se a evolução da profissão em conjunto com a sua família e com a comunidade onde vivem. Busca incentivar a permanência do jovem na sua própria região, criando alternativas de trabalho e renda, numa perspectiva da Economia Solidária.

Garantir a conexão na zona rural é uma prioridade do Ministério das Comunicações, que está apoiando 38 projetos selecionados por meio de uma chamada pública voltada à Inclusão Digital para Juventude Rural. Além disso, a Agência Nacional de Telecomunicações está realizando uma consulta pública sobre  a proposta de licitação da faixa de 450 MHz, que será destinada à internet nas áreas rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário