quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Boletim FBES n. 104 - primeira quinzena de fevereiro de 2013

V Plenária Nacional

» Confira os documentos apresentados durante a etapa nacional


Secretaria Executiva do FBES

Através do link abaixo confira todos os documentos divulgados para a V Plenária Nacional de Economia Solidária. A sua realização deu-se de 09 a 13 de dezembro de 2012, mas envolveu mais de 10 mil trabalhadores na sua construção.



» Documento síntese da V Plenária Nacional de Economia Solidária


Por Comissão Organizadora Nacional

É com muita alegria que publicamos o Documento Síntese da V Plenária Nacional de Economia Solidária, construído por muitas mãos e vozes, em um processo que mobilizou mais de 10 mil trabalhadoras e trabalhadores da economia solidária de todo o país, nas mais de 200 plenárias locais, estaduais, temáticas e de balanço realizadas.



» Equipe da V Plenária lança vídeo de mobilização


Fonte: por Secretaria Executiva do FBES

O dia 08/12 foi acompanhado de muitos preparativos das equipes que estarão compondo as equipes para realizar a V Plenária Nacional de Economia Solidária. A Equipe de Comunicação preparou uma chamada de mobilização, para que o público acompanhe os acontecimentos e notícias, através do nosso site (FBES), www.facebook.com/v_plenaria_ecosol e da agenciajovemdenoticias.org.br.



» Aberta a V Plenária: Por uma nova economia!


Fonte: Fernanda Pessoa

Com muita alegria e ao som de ciranda, o Fórum Brasileiro de Economia Solidária-FBES deu início à V Plenária Nacional de Economia Solidária. Empreendedores solidários de todas as partes do Brasil estarão reunidos em LuziâniaGO, de hoje (09) a 13 de dezembro, com o objetivo de debater um novo sistema econômico, pautado na justiça social, no respeito à diversidade cultural e em prol do desenvolvimento sustentável.



» V Plenária homenageia Ademar Bertucci e Paul Singer


Fonte: Webert da Cruz

Ademar Bertucci e Paul Singer foram homenageados durante a tarde de hoje (10) VPNECOSOL. No segundo dia de atividades, o professor Singer trouxe contribuições importantes sobre a temática "Bem Viver", refletindo as conquistas e desafios do atual cenário do movimento de Economia Solidária.


» A Experiência dos Catadores em Economia Solidária


Fonte: Andreia Mendes

A economia solidária agrega uma série de iniciativas que refletem outra forma de se organizar economicamente, politicamente e culturalmente. Encontramos diversas experiências com esta perspectiva na V Plenária Nacional de Economia Solidária, como a de Maria do Carmo Cantilio Felipe, catadora de materiais recicláveis da Associação Recuperlixo. Este empreendimento solidário existe há 13 anos, em Serra/ES, envolvendo 35 catadores/as e participa do movimento internacional de catadores. Começou o trabalho com a Economia Solidária através da parceria com o Centro de Defesa dos Direitos Humanos - CDDH, a Pastoral Operária, a Cáritas e o Fórum Popular de Economia Solidária do Espírito Santo.



» Movimento de Economia Solidária comemora o Dia Nacional com encerramento da V Plenária Nacional


Por Secretaria Executiva do FBES

O Movimento Nacional da Economia Solidária encerrou nesta quinta-feira (13) a V Plenária Nacional de Economia Solidária, em Luziânia-GO, comemorando também o dia nacional da Economia Solidária (15), com a leitura da carta final da plenária no ato político de encerramento.



» Carta Política da V Plenária Nacional de Economia Solidária


Baixe a versão da carta para impressão em http://e.eita.org.br/cartaplenaria

Nós, mulheres e homens, reunidas-os na V Plenária Nacional de Economia Solidária, realizada de 09 a 13 de dezembro de 2012, em Luziânia, Goiás, apresentamos para toda a nação brasileira nossas propostas para o fortalecimento do “Bem viver, cooperação e autogestão para um desenvolvimento justo e sustentável”, temática da nossa plenária.



» Avaliação e informações da mobilização da V Plenária Nacional de Economia Solidária


Por Comissão Organizado Nacional da V Plenária

A V Plenária foi realizada com muita militância e autogestão, e para o fechamento deste processo, para relatoria e prestação de contas da V plenária, solicitamos as comissões organizadoras estaduais e coordenação nacional que possam, junto aos fóruns estaduais, realizar a avaliação deste processo, o levantamento dos apoios e parcerias para a realização das plenárias locais, estaduais e vinda à nacional, inclusive pela militância, e ainda, que possamos divulgar os resultados políticos da nossa plenária.



» Agradecimento e feliz 2013!


Por Comissão Organizadora Nacional da V Plenária de Economia Solidária

É com muita alegria e sentimento de dever cumprido que agradecemos à todas e todos militantes da economia solidária, que juntos construíram e tornaram possível a realização da V Plenária Nacional de Economia Solidária.


Economia Solidária no Brasil

» Coordenação Executiva do FBES amplia prazo para entrada de empreendimentos no Cirandas


Por EITA e FBES

O Fórum Brasileiro de Economia Solidária ampliou o prazo para os Fóruns Estaduais indicarem novos empreendimentos para Cirandas: até dia 10 de maio de 2013. O Cirandas é um sistema onde cada empreendimento da economia solidária pode ter sua página na internet, mostrando seus produtos, sua história e permitindo estar em contato com outros empreendimentos e com pessoas que buscam um consumo responsável.



» Assista a video explicativo sobre o Cirandas


Fonte: Por Secretaria Executiva do FBES

Em 23 de janeiro saiu uma nota no site em que a Executiva do FBES ampliou prazo para entrada de empreendimentos no Cirandas, que agora vai até 10 de maio. Desde então, há um diálogo para mobilização com os Estados afim de que os empreendimentos possam ter o sua página na internet.



» Tramita na Camara o Projeto de Lei da Política Nacional de Economia Solidária (PL 4685/2012)



Foi apresentado no dia 08 de novembro o PL 4685/2012 que dispõe sobre a Política Nacional de Economia Solidária e os empreendimentos econômicos solidários, cria o Sistema Nacional de Economia Solidária e dá outras providências.



» Fórum Bahiano de Economia Solidária realiza conversa com Deputado pela Lei de Economia Solidária



Na tarde (14:30h) de ontem, 16/01/2012 o Fórum Bahiano de Economia Solidária esteve numa conversa com o deputado federal Afonso Florence (PT/BA). A diálogo teve por objetivo o comprometimento do deputado com o fortalecimento da Frente Parlamentar de Economia Solidária e apoio para ao PL 4685/2012 - Lei Nacional de Economia Solidária, que dispõe sobre a criação da Política Nacional de Economia Solidária e do Sistema Nacional de Economia Solidária, que tramita na Câmara dos Deputados.



» Audiência pública no Crato (CE) aprova lei de incentivo as políticas municipais para economia solidária


Fonte: Câmara Crato (http://www.camaracrato.ce.gov.br/)

A Câmara Municipal do Crato aprovou após ampla discussão em Audiência Pública a Lei de autoria da Vereadora Mara Guedes (PT) que incentiva as políticas municipais destinadas à economia solidária. Diversos órgãos foram representados, entendendo que o Crato parte na frente, em relação a outros municípios da Região do Cariri e até do Brasil. A Vereadora Mara Guedes enalteceu a instituição da lei, uma vez que a partir de agora, o Município poderá, legalmente, apoiar as pessoas que não têm condições de abrir um negócio e pagar as taxas de impostos. Poderão receber também, incentivo dos governos Estadual e Federal


» Joinville aprova lei municipal de Economia Solidária


Fonte: Paulo Dalfovo Neto

Prefeito Carlito Merss assinou em 12/11/2012 as leis que criam as políticas públicas de Economia Solidária e Segurança Alimentar no município. A Lei nº 7.305 dispõe sobre a Política Municipal de Fomento à Economia Solidária. A consolidação desta Política no município irá contribuir para o desenvolvimento de mais empreendimentos solidários, que têm por base princípios como a autogestão, a cooperação e solidariedade. Nos empreendimentos que adotam esta prática, são desenvolvidas gestões democráticas, nas quais o lucro arrecadado com a venda de produtos ou serviços é distribuído igualmente entre os trabalhadores.



» Município de Esmeraldas inaugura Banco Comunitário


Fonte: Por Secretaria Executiva do FBES

O Fórum Municipal de Economia Solidária, junto com o Conselho de Desenvolvimento do Tijuco fez a inauguração do Banco Comunitário de Desenvolvimento Esmeralda. O evento foi realizado em 22 de novembro de 2012.

Contato e informações através do e-mail contato@bancoesmeralda.com.br ou pelo site http://bancoesmeralda.com.br


» Banco Comunitário é inaugurado em Carapicuiba


Fonte: Luciano Mina (luckmina@gmail.com)

Em 24 de novembro o Banco Comunitário de Desenvolvimento do Tonato foi inaugurado pela comunidade, localizada na região oeste de São Paulo. A atividade contou com a presença e apoio da Prefeitura de Carapicuiba e do NESOL - USP. Na ocasião também foi apresentado a moeda social Estela.


» Projeto CFES lança os livros sobre sistematização das experiências de educação


Fonte: Rosana Kirsch

Encontra-se disponível na Biblioteca do FBES os materiais produzidos pelo Projeto CFES Nacional, executado pela Cáritas Brasileira. Acesse abaixo os conteúdos.



» Idec lança mapa de feiras de produtos orgânicos



Por IDEC

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) acaba de lançar em São Paulo um mapa de feiras que comercializam produtos orgânicos em todo o país. Os objetivos de divulgar esse mapa são facilitar e estimular a alimentação saudável da população. A ferramenta estimula a compra de alimentos saudáveis e torna os produtos orgânicos mais acessíveis. O mapa permite localizar a feira de produtos orgânicos mais próxima, os dias e horários de funcionamento e quais são os tipos de produtos que são comercializados.



» Publicação do IPEA disponibiliza textos sobre economia solidária


Fonte: Por Secretaria Executiva do FBES

Uma excelente sugestão de leitura é a publicação do IPEA Mercado de Trabalho – conjuntura e análise, n. 53, ano 17, nov. 2012. Como destaque dessa publicação no item Economia Solidária e Políticas Públicas temos:



Clique Aqui e leia mais no site do FBES

Nenhum comentário:

Postar um comentário