quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Governo do PR não colabora com redução das tarifas de energia


O líder da bancada de Oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), disse nesta quarta-feira, 5, que o governador Beto Richa (PSDB) faz uma política contrária aos interesses da população ao recusar, por meio da Copel, a antecipação da concessão de geração de energia elétrica em troca de uma tarifa mais baixa. Veneri lembrou que as companhias que rejeitaram a proposta são de estados administrados por governadores eleitos pelo PSDB. A paulista Cesp, a mineira Cemig e a Copel recusaram a proposta do governo. A Copel renovou apenas parte dos contratos de transmissão, que venceria em 2015.

Com a decisão desses estados, a previsão inicial do governo da presidente Dilma Rousseff (PT), que era de uma redução média do custo da energia de 20,2% para o setor industrial e de 16% para consumidores residenciais, deverá ser revista. Para a faixa residencial, a queda deve ficar em 10%. “Não lutamos para ter uma Copel pública para que servisse aos interesses dos paranaenses, não apenas para dar espaço e cargos políticos para amigos do governador”, criticou o deputado.
Veneri afirmou ainda que o governo paranaense está adotando uma política equivocada. “Ele está privilegiando uma parcela de acionistas, que já são setores privilegiados da sociedade. E, ao mesmo tempo, prejudica a população e os empresários que precisam de energia mais barata. A única preocupação do governador parecer ser manter os índices de lucratividade dos acionistas”, afirmou. 

Fonte: Site Tadeu Veneri

Nenhum comentário:

Postar um comentário