quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Irati poderá ter Conselho Municipal de Juventude

Fonte: Jornal Hoje Centro Sul



Proposta de Lei foi apresentada ao prefeito Sergio Stoklos e encaminhada à Câmara de Vereadores
Irati - A Comissão Provisória de Representação da Juventude encontrou-se com o prefeito Sergio Stoklos na manhã do dia 18 de novembro e apresentou o anteprojeto de lei que propõe a criação do Conselho Municipal de Juventude, matéria que deve ser discutida pelos vereadores ao longo das próximas sessões da Câmara e, se aprovada, os trabalhos do Conselho iniciam a partir de 2013. O Projeto de Lei de autoria do vereador Rafael Felipe Lucas, foi aprovado em primeira votação na segunda-feira (28), na Câmara Municipal.
Como em diversas cidades brasileiras, Irati sediou em setembro a II Conferência Municipal da Juventude, quando reuniu em torno de 200 jovens dos mais variados segmentos sociais para debater propostas da juventude para o município. O destaque ficou por conta da criação do Conselho Municipal, um órgão que represente os interesses da juventude iratiense para apoiar a criar políticas públicas e exercer a fiscalização e controle social de ações relacionadas a este público.
Desde a conferência, sete entidades relacionadas à juventude em Irati criaram um grupo de trabalho que debateu diretrizes e formulou o anteprojeto de lei para estudar a criação do Conselho Municipal da Juventude, o que aconteceu ao longo de reuniões periódicas.
Conforme a comissão provisória, ao enfatizar o anseio das reflexões sobre os desafios enfrentados pelos jovens, o governo brasileiro tem organizado espaços de diálogo entre as diferentes realidades sociais, através da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude. O mais importante desses espaços é constituído pelas Conferências da Juventude, que visam o fortalecimento de políticas e incentiva mecanismos de articulação e cooperação que envolvam a juventude.
Para atender aos anseios sobre discussões pautadas em reflexões sobre os desafios enfrentados pelos jovens brasileiros, o governo brasileiro, em conjunto com a sociedade civil, organiza espaços de diálogo entre as diferentes realidades sociais, através da Secretaria Nacional e do Conselho Nacional de Juventude. O mais importante desses espaços reside nas Conferências de Juventude nos três níveis governamentais (municipal, estadual e federal) e nas Conferências Territoriais e Livres, que visam fortalecer políticas e incentivar mecanismos de cooperação e articulação sobre o tema.
A primeira Conferência Nacional aconteceu em 2008, sob o tema “Jovem, levante sua bandeira”. Três anos mais tarde foi convocada a 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, que vai debater o desenvolvimento e a efetivação dos direitos para este público. Em setembro, a Conferência Municipal reuniu representantes de Grêmios Estudantis, Pastoral da Juventude, Pastoral Partidária, Comissão Organizadora da Adolescência e Juventude Ecumênica Missionária (CORAJEM), Equipe de Educadores Populares, Diretório Central de Estudantes (DCE) da Unicentro, poderes Legislativo e Executivo. Na Conferência Territorial do Centro-Sul, cerca de 120 representantes da juventude no campo se reuniram em Guamiranga.
Tais conferências foram decisivas para levar 25 jovens das cidades de Irati, Guamiranga, Inácio Martins, Ipiranga, Mallet, Prudentópolis, Teixeira Soares e Rebouças à 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, que aconteceu em outubro, em Maringá. A efetiva participação dos jovens de nossa região dentro de cada eixo temático contribuiu para que sete jovens da delegação regional fossem convidados a representar, juntamente com outros 68 jovens, o Paraná na Conferência Nacional, que acontece entre os dias 9 e 12 de dezembro, em Brasília.
As propostas e discussões partem das necessidades vivenciadas pelos jovens dentro dos seguintes eixos temáticos: Direito ao Desenvolvimento Integral, Direito ao Território, Direito à Experimentação e Qualidade de Vida, Direito à Diversidade e Vida Segura e o Direito à Participação.
Para maiores informações a comunidade pode entrar em contato pelo e-mail juventudeiratiense@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário