Desde a 1ª quinzena de setembro vem acontecendo os Seminários Municipais de Economia Solidária e Desenvolvimento Local no Paraná. Este é um Planejamento do projeto BRASIL LOCAL - SENAES (Secretaria Nacional de Economia Solidária) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) que tem como gestora a entidade AVESOL (Associação do Voluntariado de Solidariedade) que vem sendo desenvolvido desde maio de 2010. Em Julho deste ano os/as mais de 50 Agentes da região sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) se reuniram em Santa Maria/RS no Encontro Regional sul do projeto, para um momento de formação e planejamento das ações do projeto. Esta proposta surgiu depois de uma avaliação onde se percebeu que seria muito importante, antes do fim do convenio, fazer seminários nos município que o projeto acontece. Esta proposta teria como centro pautar a criação de uma lei e conselho municipal em cada município acompanhado pelos/as Agentes.
Aqui no Paraná, na maioria destes seminários, a participação foi considerada boa. Alem de vários grupos/empreendimentos de vários seguimentos, como: artesanato, reciclagem, agricultura familiar e agroecológica, padarias comunitárias, clubes de trocas, confecção e grupos de consumidores, varias entidades de apoio, movimentos populares e sociais e gestores públicos, participaram dos debates e na maioria compuseram uma comissão que irá continuar debatendo e construindo propostas para a economia solidária e o desenvolvimento local destes municípios.
Entre vários encaminhamentos que saíram nos seminários, alguns são importantes destacar: Formação técnica e sociopolítica para os empreendimentos; Espaços de comercialização; Financiamento publico para as iniciativas e empreendimentos em desenvolvimento; Formação de Redes articuladas para o processo das cadeias produtivas; Espaços de comunicação e divulgação publico; Organização e/ou fortalecimento de Fóruns municipais e regionais; entre outros. Tudo isto irá acontecer dentro de um estudo e planejamento para a criação dos conselhos (hoje comissões provisórias) e da lei municipal de economia solidária que em alguns município já estão sendo elaboradas e encaminhadas para as câmaras municipais de vereadores.
Acompanhem neste blog outras informações que serão publicadas sobre os próximos passos das comissões e do projeto BRASIL LOCAL.
Veja as fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário