A 2ª etapa da EAPJ aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de julho em Irati.
Na sexta-feira iniciamos as atividades com uma mística na qual refletimos as causas dos dois projetos que estão presentes em nossa sociedade hoje: projeto de vida (anúncios) X projeto de morte (denúncias). E em seguida fizemos uma conversa sobre o Plebiscito Popular do Limite da Propriedade da Terra, baseados em uma apresentação de teatro, vídeo e cartilha do Plebiscito.
No sábado, o tema trabalhado foi Espiritualidade, na qual teve como assessoria Rodrigo Souza do Projeto Brasil Local/Avesol e Recid-PR. Através de vídeos e trabalhos em grupo foi refletido a mística e espiritualidade ecumênica e sua essência para o trabalho coletivo, e para encerrar o dia foi realizado a caminhada dos lutadores e lutadoras do povo.
E no domingo, o tema foi afetividade, com a assessoria da Mara, na qual participa do Projeto Rede da Vida e da Recid-PR. Através de muitas dinâmicas refletimos a afetividade no nosso dia-a-dia e no trabalho em grupo.
Após o almoço também tivemos uma apresentação cultural do grupo de violão do bairro Vila Nova, na qual fazem parte do Projeto “Juventude da Comunidade Gera Nova Sociedade”.
Nesta etapa, contamos com a presença de quatro companheiros de grupos e projetos de Curitiba e que descreveram sua participação através do texto abaixo:
IR A TI, PARA NA SOLIDARIEDADE, VENCER DOR E MEDOS:
Na fria tarde do dia 24 de Julho de 2010, chegamos a cidade de Irati, no Paraná. Lucimara Camargo (a Mara), educadora Popular das CEBs-Pr e da RECID-Pr e coordenadora do Projeto Rede da Vida em Curitiba; A Salete Bagolin, também das CEBs-Pr e da direção do CEFÚRIA; e a Francisca Santiago da Pastoral da Criança e atual Conselheira Tutelar na Regional Boqueirão em Curitiba; e eu João Santiago Poeta e Militante, educador popular das CEBs-Pr e Coordenador Nacional da RECID-Pr.
Chegamos e fomos calorosamente acolhidos (as) na Escola Municipal Tancredo Martins, onde já acontecia a atividade com quarenta e cinco jovens e podemos presenciar uma bela apresentação do grupo que trabalhava o tema: Espiritualidade e Afetividade.
Em Irati tem um belo trabalho organizado em torno da Associação CORAJEM, Comissão Organizadora da Adolescência e Juventude Ecumênica e Missionária. Cristiane, atual presidente, é exemplo do que é a CORAJEM. Cristiane é uma liderança no meio da juventude de Irati.
Assim como sua irmã Laís, segunda secretária da Associação coordena e lidera importantes processos de emancipação e protagonismo da juventude, a partir da Educação Popular e da Economia Solidária. É significativo o fato de as duas lideranças serem fruto de uma realidade que permanece válida, apesar de muitas vezes ignorada.
Jovens evangelizando jovens. Jovens forjando jovens na luta pelo mundo menos feio com o qual Paulo Freire sonhou. Pois a CORAJEM é herdeira das CEBs e do CEBI, trabalha com a leitura popular e orante da bíblia e tem forte inserção na Igreja.
Na noite do sábado, dia 24, em que chegamos, após a acolhida e a apresentação citada acima, um difícil banho naquele frio e o jantar, houve uma importante celebração cultural.
Todos (as) saímos do salão, cada um (a) com uma vela acesa na mão e cantando o hino Wandré. “Para não dizer que não falei das flores”. Quando essa música foi composta se tornando o hino da abertura democrática, e eu a ouvia e a cantava, juntamente com meus irmãos e outros companheiros, em São Paulo, enquanto os helicópteros militares sobrevoavam o estádio da Vila Euclides no ABC paulista, nenhum daqueles jovens tinham, se quer, nascido. Mas, simbolicamente, aquela música dizia algo muito nosso. Das duas gerações ali representadas. “Vem, vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe, faz a hora, não espera acontecer”. Este era o clima no grupo de jovens de Irati e região, sob a coordenação da CORAJEM.
A primeira parada da marcha foi para homenagear Zumbi dos Palmares, líder da libertação dos negros no quilombo dos Palmares; na segunda estação de nossa procissão fizemos memória de Margarida Alves, Mulher nordestina, trabalhadora rural, morta vítima de da violência do latifúndio e do machismo; na terceira parada saudamos Chico Mendes, sindicalista e líder dos siringueiros do Acre, covardemente assassinado na frente de sua casa em Xapuri, cidade onde nasceu no dia 22 de Dezembro de 1988; na quarta parada lembramos Irmã Doroti Stang, religiosa norte-americana, morta por fazendeiros no município de Anapu-Pará no dia 12 de Fevereiro de 2005; na quinta estação de nossa via sacra, celebramos a vida e a memória de Ernesto Rafael Guevara, o CHE, guerrilheiro e revolucionário argentino, mártir latino-americano, também morto por lutar pela libertação dos povos latino-americanos, no dia 09 de Outubro de 1967, executado pelo soldado boliviano Mário Terán, a mando do Coronel Zenteno Anaya; Nossa última parasda, naquela noite fria, mas cheia calor jovem, foi para uma reflexao sobre o mestre Paulo Freire. O andarilho da esperança e da utopia, que nos deixou um legado de esperança, regado pelo diálogo com nossa espécie.
A cada parada a jovem e liderança da CORAJEM, Laís, fazia a leitura de um breve texto sobre cada personagem. Tambem cantavamos uma música que nos lembrava a caminhada e a luta do povo brasileiro e latino-americano por sua libertação. Assim, cantamos, além do hino de Wandré, Maria, Maria; Terre, planeta água; Comandante Guevara; Sem medo de ser mulher; Eu só peço a Deus. Foi muito lindo ver aqueles (as) jovens, marchando na procissão em homengam aos mártires do povo.
No Domigo às 08h30 quando nos reunimos denovo no salão para a oficina sobre afetividade, cuja responsabilidade se acessorat era de Mara, já estávamos em casa. A juventude de Irati é sem dúvida uma importante referência para toda a juventude brasileira. Os coordenadores deste processo em Irati, Rodrigo Luiz de Taís Denhuque, certamente semtem-se desafiados a manter este projeto. Por isso, fazem mil malabarismos para garantir sua sustentabilidade. Parceiras locais, com prefeituras e secretarias, parceria com a RECIS-Pr, com o Programa Brasil Local, Secrtaria Nacional de Economia Solidária, etc. O próprio espaço, uma escola municipal, que estaria ociosa naquele final de semana, ou periodo de férias é um exemplo a ser seguido. O cuidado que o grupo tem na preservação do patrimônio também constitui-se importante elemento pedagógico de reflexão e aprendizado.
É uma verdadeira escola de cidadania, de conscientização e de profecia. Escola de solidariedade. É assim qu desconstuimos os mitos de dominação e os medos implócotos na pedagogia da dominação. É assim que derrunamos por terra os preconceitos contra a juventude e formamos uma nova geração. Parabens a todos (as) das comunidades de Irati e região. Todos e todas que, mesmo nao tendo o nome citado, têm a mesma importância e os mesmos méritos. É assim que sonhamos em mutirão e continuamos dizendo que é importante sonhar. E, como dizemos na RECID, “ o povo que ousa somhar, comstrói um Brasil popular”.
Curitiba, 26 de Julho de 2010.
João Santiago – Teólogo, Poeta e Militante.
poesiaemilitancia@yahoo.com.br
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